quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Argentina: como o coxinha Macri esmaga a oposição


Olá, Paulo Henrique! Você sabia que, na Argentina, Macri tem, obviamente, o consenso da grande mídia e das grandes empresas anunciantes. E ele conseguiu uma coisa que há muito tempo não acontecia: uma "censura de mercado".
O que é isso?
O maior apresentador de TV da oposição, chamado Víctor Hugo Morales, tinha o programa de maior audiência na TV a cabo - na Argentina, a TV a cabo é muito popular, não é uma televisão minoritária. Ele também trabalha na rádio do Página 12.
Ele foi tirado do ar. E a empresa disse que ele foi embora, mais nada.
O que aconteceu é que a empresa que comprou essa TV a cabo é uma empresa de capital vinculado ao Macri.
Portanto, na Argentina, não temos apenas a censura clássica, a censura da mídia pelo Estado, mas também uma forma nova de censura: a "censura de mercado" - que implica, por exemplo, que não tenham empresas privadas a anunciar no Página 12. Elas obedecem ao que o próprio Página 12 chama de "silencioso pacto empresarial" para quebrar o único jornal diário da oposição.

Do Blog Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário