quarta-feira, 7 de maio de 2014

No Sudão do Sul, crianças-soldado chegam a 9 mil

ONU quer evitar no país um genocídio como o de Ruanda


JUBA — Em cartaz em uma exposição de fotografias em Nova York, o ator sul-sudanês Ger Duany revela que usou uma AK-47 antes de aprender a ler e escrever. Assim como ele, nove mil crianças-soldado refletem a realidade da infância em um país que vive um conflito étnico responsável pela morte de milhares de pessoas desde dezembro do ano passado. Nesta quarta-feira, após se reunir com o presidente Salva Kiir e seu ex-vice-presidente Riek Machar, as duas pontas da violência, a comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, disse estar “horrorizada” com a indiferença de ambos os lados e denunciou a morte de crianças em massacres cometidos tanto pelo Exército como pelas forças partidárias de Machar.


Unidos pelo Sudão do Sul
‘Nunca vi uma violência tão crua, sem nenhuma motivação política’, conta brasileiro no Sudão do Sul
No Sudão do Sul, 50 mil crianças podem morrer de fome até o fim deste ano
ONU revela massacre étnico em cidade petroleira do Sudão do Sul
No total, 32 escolas e centros médicos estão nas mãos das duas tropas.
— A perspectiva de infligir fome e desnutrição em grande escala a centenas de milhares de compatriotas pela incapacidade pessoal em resolver suas divergências pacificamente não parece provocar grande comoção — afirmou Pillay.
O conselheiro para a prevenção do genocídio da ONU, também presente ao encontro, também afirmou que não permitirá que o genocídio cometido em 1994 em Ruanda se repita no país.
— As incitações ao ódio e os massacres com bases étnicas no Sudão do Sul provocam o temor de que "este conflito provoque uma violência grave que escape de qualquer controle — afirmou Adama Dieng. — Devemos garantir que os responsáveis pelos crimes cometidos aqui respondam por eles. Aos sobreviventes do genocídio, devemos o juramento de adotar todas as medidas ao nosso alcance para proteger a população de uma nova Ruanda. Não há desculpa para não atuar.
De acordo com Dieng, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, está muito preocupado e fará com que “o que aconteceu em Ruanda não se repita nunca em nenhuma outra parte do continente”.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/no-sudao-do-sul-criancas-soldado-chegam-9-mil-12351050#ixzz312CBlBFT

Nenhum comentário:

Postar um comentário