quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A eterna escravidão nossa


Se a lei deu a liberdade jurídica aos escravos, a realidade foi cruel com muitos deles. Sem moradia, condições econômicas e assistência do Estado, muitos negros passaram por dificuldades após a liberdade. Muitos não conseguiam empregos e sofriam preconceito e discriminação racial. A grande maioria passou a viver em habitações de péssimas condições e a sobreviver de trabalhos informais e temporários."

"A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil" Joaquim Nabuco 
 
A retratação nacional veio tarde, com os recentes programas de inclusão, mas não sem hora. Só andar pelas grandes cidades e descobrir o retrato da desfeita histórica da nossa nação. 

Muitos estão criticando as bolsas que estimulam o ingresso dos negros de famílias de baixa renda em Universidades e estão chamando as iniciativas de Racistas.

Bom, entre um "racismo" de querer mudar o quadro desta situação histórica, com acesso à educação e o de eliminar negros na favela, prefiro o primeiro.

O que vocês estão assistindo agora é algo que deveria ter acontecido há tempo, só está sendo possível porque não é mais a elite que manda e desmanda somente, como era antigamente. 
Estamos afinando a democracia, como deve ser.

Felizmente, estão tentando fazer inclusões para reverter o quadro, que hoje encontra-se em tal situação deplorável. Ainda vivemos sob as diretrizes dos escravocratas, eles ainda perpetuam-se entre nós e como naturalmente foram beneficiados pela história, estão com os mesmos ou mais poderes que antes.
 
A realidade é que a pele representa, nesse caso, a identificação de pessoas que foram prejudicadas, por terem ancestrais  que não tiveram direito a trabalhos bem remunerados,  heranças e outras oportunidades.

Os negros que hoje vivem em situações melhores, se tiveram isso desde seus ancestrais, infelizmente, podem ter como avós, aqueles que prestaram valiosos serviços aos escravocratas, não é uma máxima, mas existem.

Todos nós, atualmente, mantemos heranças, culturais e financeiras enraizadas. Alguns bem sucedidos de hoje são representações das famílias bem sucedidas de antes e os que não são, claramente fazem parte dos que estão espalhados pelas favelas e pelas ruas.

É difícil libertar-se disso, existe uma carga na memória que manifesta-se em nossa mente, ainda que inconsciente. Não são todos que são capazes de entender isso, por isso alguns consideram essas facilidades para as pessoas negras como se fosses especificamente um caso de racismo.

Caso queira saber mais e ver um pouco sobre o passado, aqui esta:
Brasil: Uma História Inconveniente

E caso considere que os tempos mudaram, observe como o FHC fica nervoso e fala bobagem:

"E acho que é possível acreditar que o Brasil tem um grande futuro, desde que a classe dominante  tenha maior "sensibilidade" para combater a a corrupção" FHC Veja 0:05:49 
http://youtu.be/52fQv9Y1shg

Nenhum comentário:

Postar um comentário