quinta-feira, 18 de julho de 2013

O que faz uma pessoa sem capital ser capitalista extremo?




Tenho amigos pobres que são direitistas ferrenhos. Um deles por exemplo mora no suburbio, em uma casa só de tijolos expostos, e pista de terra em volta
. Mas o cara é direitista de verdade, até acompanha os noticiários e tal, mas vota e discursa "a favor do patrão", num anti-esquerdismo diabólico.
 Não quero me indispor muito com ele e questionar sobre sua psiquê, mas a minha teoria sobre esse tipo de gente é que os pobres, como qualquer pessoa, não querem admitir que a vida é ruim, e muito menos se humilharem perante ninguém
. A esquerda se coloca como "salvação para os pobres", e a pessoa, numa vontade de auto-afirmação, renega essa "ajuda", como se dissesse "eu não preciso de ajuda de ninguém", e aí se torna capitalista radical, defende a propriedade como um deus, mesmo sem ter nenhuma propriedade nem capital. 
Na minha opinião nenhum radicalismo é bom, e esperaria ao menos um equilíbrio de ideias, mas esse disparate do pobre que defende o capitalismo com unhas e dentes é muito esquisito, e surpreendentemente recorrente, e sempre quis tentar entender.     

 https://plus.google.com/u/0/communities/101337764176497581780


Nenhum comentário:

Postar um comentário