terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Sobre Anarquia e Revolução

Os Anarquistas Autênticos são pessoas altamente responsáveis, logo a ideia de caos só se daria por conta dos "não-anarquistas". O Fato de não haverem regras para os Anarquistas nada tem a ver com a ideia do caos.


Para uma sua tão sonhada Democracia Direta, as pessoas teriam que ter consciência do que é ser um anarquista, pois todos deveriam ter consciência dos seus deveres e direitos, não porque lhes foi imposto, porque todo comportamento anarquista é dirigido por quem tem autoconhecimento,  valores e atitudes para a boa existência social, que  são muito óbvias para quem pensa sobre.

Por exemplo: digamos que você queira construir sua casa, e contrate um engenheiro, um mestre-de-obras, dez pedreiros, dez ajudantes, um eletricista, um carpinteiro e um  um encanador. Mas você tem um orçamento preciso. Então o engenheiro, depois de uma análise do terreno, conclui que deverá ser construída uma nova coluna, para sustentar o teto. Mas o orçamento já está previsto. Como você é "democrata", resolve colocar em votação a construção da nova coluna, que implicará em mais serviços, mas não poderá acrescentar as diárias dos trabalhadores. Na votação, somente o engenheiro será a favor da coluna, contra todos os outros votos. Conclusão: a casa vai cair!

Neste caso da Coluna, se a maioria tivesse autênticos princípios anarquistas, nem perderiam tempo em fazer votação, porque o que é necessário para um bom anarquista é que as coisas sejam feitas como devem. Todo bom profissional deseja que seu trabalho seja feito de forma justa, ainda que lhe dê trabalhos inesperados.

Ainda sem saber, alguns anarquistas são encontrados em vários lugares, neles você pode confiar, só precisa aprender a reconhecê-los, são pessoas que vão valorizar direitos e tratarão dos seus deveres com zelo. Para o anarquista não cabe a autoridade e sim a consciência.

O Perfeito não existe, mas se assim fosse possível, seria ideal uma sociedade composta pela maioria de anarquistas autênticos. Não precisaria ser um Regime Anarquista, seria ideal a Democracia Direta, que em muitos casos nem preservaria a desnecessidade de votação, porque são ações óbvias que serão sempre as mais necessárias.

Não esqueçamos que, em qualquer tipo de Regime de Governo, sempre haverão os Soldados, estes são eternos em nossa história, logo seria ideal que todos fossem como muitos que não precisam de porrada e nem de prisões. Mas a perfeição só existe imperfeitamente, por isso é bom saber ser e ter um valor a mais, ainda que individualmente.

Enumere algumas ações necessárias e óbvias para um andamento saudável em sociedade e lute por elas, assim, você pode ser um anarquista, mesmo sem querer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário