quinta-feira, 24 de abril de 2014

O papel da educação na luta contra a homofobia,segundo Toni Reis



Em um de seus mais conhecidos discursos, o líder sul-africano Nelson Mandela defendeu que ninguém nasce racista. Tal como se aprende a odiar, disse, também se pode aprender a amar. Inspirado por essa ideia, assim como por experiências pessoais e profissionais, já que, há 15 anos, ocupa a presidência da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), o pesquisador Toni Reis defendeu, no último dia 12, uma tese de doutorado que se volta à questão da homofobia nas escolas.

"A pesquisa parte da ideia de que, se as pessoas acabam aprendendo a ser homofóbicas, elas também podem aprender o respeito à diversidade sexual", sintetiza Toni Reis, que realizou entrevistas com alunos, professores e autoridades relacionadas ao sistema público de educação da cidade de Curitiba.

"Entre as passagens do texto que mais chamam a minha atenção estão vários depoimentos de alunos e profissionais da educação que reconhecem a homofobia nas escolas, mas tratam-na como mera brincadeira entre adolescentes - muito diferente do racismo, por exemplo", compara.

Entre as principais conclusões da investigação, destaca, está a força da heteronormatividade no conteúdo escolar.

"Trata-se de um conceito extremamente encucado na cabeça das pessoas, e isso tem impedido que nossas políticas públicas cheguem, de fato, à rotina das escolas. O que temos hoje é um cenário escolar em que todos reconhecem a presença da homofobia", descreve o pesquisador, apontando um abismo entre a teoria e a prática no combate à discriminação sexual.

Além de oferecer um representativo diagnóstico acerca da situação da homofobia nas escolas brasileiras, o trabalho de Reis indica algumas medidas que poderiam fazer a diferença na transformação desse quadro. "Percebemos, por exemplo, a importância de uma capacitação continuada dos profissionais, incluindo o monitoramento das práticas e a aplicação de materiais didáticos específicos", adianta.
Referência
Tese.
 "O Silêncio Está Gritando: a Homofobia no Ambiente Escolar" é o título do trabalho final de doutorado de Toni Reis, defendida pela Universidad de la Empresa, em Montevidéu, no Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário